LMU de Microscopia

Laboratório Multiusuários de Microscopia Avançada e Microanálise/LMU-MAM

 

A missão do Laboratório Multiusuários de Microscopia Avançada e Microanálise/LMU-MAM, é servir à população acadêmica interna e externa à essa instituição na busca pela excelência em suas pesquisas no que diz respeito à biologia celular, processos histopatológicos, interação parasito-hospedeiro entre outras vertentes do estudo microscópico, contribuindo de maneira decisiva para a formação discente e consolidação da produção científica da Universidade Federal de Ouro Preto.

Contempla, atualmente, as principais tecnologias utilizadas na pesquisa básica em microscopia de luz, organizadas em 5 plataformas: (i) Plataforma de Microscopia de Campo Claro/Fotodocumentação (Brightfield, Polarização e DIC/Contraste Interferência Diferencial); ii) Plataforma de Microscopia de Fluorescência; iii) Plataforma de Microscopia Intravital; iv) Plataforma de Microscopia Confocal; e, v) Plataforma de Morfometria e Microanálise. 

Disciplinas e cursos, teórico-práticos, são disponibilizadas, periodicamente, à toda comunidade interna e externa à UFOP, para capacitação e aperfeiçoamento em técnicas de microscopia óptica e análise de imagem. Estes cursos, em nível de pós-graduação, somados aos treinamentos oferecidos em tempo integral, capacitam aproximadamente 100 usuários a cada ano, dentre alunos, pesquisadores internos, externos e visitantes internacionais que atuam em parceria e colaboração com pesquisadores da UFOP, além da prestação de serviços a diferentes interesses de clientes públicos e privados. Nesse sentido, a participação do LMU-MAM, como integrante da Rede de Pesquisa de Bioimagem de Minas Gerais, junto à outras instituições mineiras, financiada pela Iniciativa Chan-Zuckerberg, consagra o setor na missão de promover o compartilhamento de infraestrutura e fomentar a difusão e o intercâmbio do conhecimento em microscopia, além de incrementar a formação de recursos humanos qualificados e produção de conhecimento científico-tecnológico e de inovação.

Regimento e Normas

O plano de utilização foi elaborado pelo comitê gestor e aprovado pelo Conselho Científico-Administrativo do NUPEB e conta com uma rotina de trabalho diária, 8:00-17:00, com algumas plataformas disponíveis em período integral. A utilização dos equipamentos está condicionada ao cadastro do usuário e do projeto/proposta no Sistema de Reserva de Equipamentos Multiusuários (SRE), no domínio “Minha UFOP” (www.ufop.br); treinamento prático prévio; e agendamento de horários no SRE. Além disso, os professores e corpo técnico, gestores do LMU-MAM, oferecem auxílio técnico-científico aos usuários do LMU-MAM. Além do formato digital, as normas permanecem em versão impressa nas salas e dizem respeito aos períodos de utilização, aos procedimentos operacionais padrão; ao uso compartilhado e consciente das instalações; ao comprometimento de referenciar o LMU-MAM nos produtos gerados e às medidas de proteção individual, especialmente durante o período de pandemia da COVID-19, entre outras informações. 

Links importantes:

www.ufop.br (Minha UFOP > Pesquisa e Pós-graduação > Sistema de Reserva de Equipamentos Mutiusuários) 

MCTI/PNIPE: https://pnipe.mctic.gov.br/back-office/laboratory

História

O LMU-MAM foi inaugurado em 2006, com a aquisição do sistema de captura e análise de imagem em microscopia óptica de campo claro e fluorescência da Leica, graças à aprovação, pelo NUPEB, do edital de financiamento CT-INFRA/FINEP 2004. Mais tarde, outras plataformas de microscopia foram incorporadas ao LMU-MAM, também a partir de financiamentos via editais CT-INFRA/FINEP (2009 e 2011) e CAPES, sendo fundados os LMUs de Microscopia de Fluorescência e Microscopia Intravital e LMU de Microscopia Confocal. Desde sua criação, o laboratório busca ampliar e fortalecer, cada vez mais, sua capacidade multiusuária de atendimento e prestação de serviço científico e tecnológico não apenas dentro da universidade, mas também recebendo demandas/usuários de outras ICTs públicas e/ou privadas. 

Além de uma Comissão de Usuários, com função de fiscalizar e garantir a utilização multiusuária da infraestrutura, o LMU-MAM conta também com um Comitê Gestor, constituído por pesquisadores, professores e técnicos, com comprovada expertise na área, que atendem à demanda científica e técnica do setor. Ao longo desses 15 anos, o atendimento de toda a demanda interna, bem como, o crescente atendimento de demandas externas (regionais e nacionais) demonstram a elevada capacidade multiusuária dessa Facility. 

O LMU-MAM/NUPEB/UFOP tem, atualmente, cerca de 300 usuários com cadastro ativo, entre professores, pesquisadores e alunos internos e externos à UFOP. Uma das nossas principais políticas é a disseminação e democratização do conhecimento técnico-científico para o emprego de técnicas de microscopia óptica avançada. Sistematicamente, são fornecidos cursos para formar e treinar novos usuários, bem como aperfeiçoar usuários em novas metodologias; e disciplinas teórico/práticas, em nível avançado de pós-graduação para divulgar as aplicações e as boas práticas em microscopia de luz para futuros pesquisadores. Nossos usuários são professores, pesquisadores, alunos dos cursos de graduação em Farmácia, Ciências Biológicas, Nutrição, Educação Física, Medicina, Física e Matemática, e de pós-graduação em Ciências Biológicas, Biotecnologia, Ciências Farmacêuticas, REDEMAT, FIMAT, Biomas, Saúde e Nutrição da UFOP. Reforçando nosso compromisso com o trabalho cooperativo, colaboramos com o Centro de Ciência Animal da UFOP, no controle da qualidade sanitária dos animais sentinelas e atendemos a alunos e pesquisadores de outras instituições parceiras, públicas ou privadas, nacionais, (UFMG, UFV, FIOCRUZ-MG, UFVJM, UFLA, UNIFAL, UFG, UFC, UFPI, IFPI, UFPR) ou internacionais (University of Cambridge). Nossas plataformas de microscopia de luz avançada são divulgadas na página eletrônica da UFOP e na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com a descrição dos equipamentos disponíveis, aplicações, normas e protocolos.

Equipe:

 

Profº.Draº Isabela Neves de Almeida  
Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas
 
Profª.Drª William Borges de Castro
Vice-Coordenador do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas
 
Professor Dr. Rodrigo Dian de Oliveira Aguiar Soares
Coordenador dos Laboratórios Multiusuários do NUPEB
 
Professora Dra. Cláudia Martins Carneiro
Chefe do LMU-MAM/NUPEB
 
Dra. Nívia Carolina Nogueira de Paiva
Bióloga Técnica Especialista do LMU-MAM/NUPEB
 
Dra. Tatiana Prata Menezes
Bióloga Bolsista BDTI do LMU-MAM/NUPEB
 

Professores Colaboradores:

Dr. Wanderson Geraldo Lima
Dra. Paula Melo de Abreu Vieira
 

Contato:

Responsável técnico: Nívia Carolina Nogueira de Paiva
Bióloga Técnica Especialista
Laboratório Multiusuários de Microscopia Avançada e Microanálise (LMU-MAM)
Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas/Bloco I/3º andar
Campus Morro do Cruzeiro
Universidade Federal de Ouro Preto
Telefone: (31) 3559-1140