LMU de Citometria de Fluxo

Atualmente, o Laboratório Multiusuário de Citometria de Fluxo- LMUCF do NUPEB atua com diferentes aplicações em pesquisa usando citometria de fluxo, como: imunofenotipagem de células, avaliação de citocinas intracitoplasmáticas, perfil de ativação e proliferação celular, apoptose, viabilidade celular, produção de cálcio, metabólitos de oxigênio, quantificação de proteínas solúveis e DNA e outras. Todas estas abordagens atendem as diversas áreas do conhecimento como: Imunologia, Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, Biotecnologia, Patologia, Parasitologia, Microbiologia, Genética, Fisiologia, Farmacologia e etc. O laboratório possui um grupo de professores responsáveis pela gestão (implantação de normas de utilização, cuidados técnicos e operacionais, treinamento de pessoal, implantação de disciplinas de PG, manutenção diárias, etc). Atualmente o LMU-CF possui mais de 60 usuários cadastrados somente na UFOP dentre professores/pesquisadores, estudantes, além de usuários externos e empresas e vem buscando seu posicionamento como centro multiusuário de referência nacional em citometria de fluxo.

História:

O Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (NUPEB) da UFOP conta com dois PPGs: Ciências Biológicas e Biotecnologia com aproximadamente 220 alunos entre mestrandos e doutorandos. Em 2005 o NUPEB aprovou um projeto no CT-INFRA/FINEP que possibilitou a aquisição de equipamentos para criação de um laboratório multiusuário que atendesse demandas científicas/tecnológicas de pesquisas desenvolvidas na UFOP. Dessa forma, foi então adquirido um citômetro de fluxo, FACSCalibur da Becton e Dickinson (BD). Em 2014 o NUPEB passou a contar com uma sede própria e espaços específicos destinados a suas plataformas multiusuárias. A plataforma de citometria de fluxo (CF) do NUPEB recebeu seu segundo citômetro (LSRFortessa - BD) em 2015 adquirido via Edital CT-Infra 2013. Desde 2014 a plataforma de CF do NUPEB conta com um responsável técnico concursado com doutorado na área.

Equipe:

Profº.Draº Isabela Neves de Almeida
Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas

Profª.Drª William Borges de Castro
Vice-Coordenador do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas

Professor Dr. Rodrigo Dian de Oliveira Aguiar Soares
Coordenador dos Laboratórios Multiusuários do NUPEB

Professor Dr. Rodrigo Dian de Oliveira Aguiar Soares
Chefe do Laboratório Multiusuários de Citometria de Fluxo

Dra. Luiza Oliveira Perucci
Farmacêutica Responsável técnica pelo Laboratório Multiusuários de Citometria de Fluxo

Professores Colaboradores:

Dr. Alexandre Barbosa Reis
Dr. Bruno Mendes Roatt

Contato:

Responsável técnico: Luiza Oliveira Perucci
Farmacêutica Responsável Técnica pelo Laboratório Multiusuários de Citometria de Fluxo
Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas/Bloco I/3º andar
Campus Morro do Cruzeiro
Universidade Federal de Ouro Preto
Telefone: (31) 3559-1141

Apoio Financeiro: FINEP, UFOP, CAPES, CNPq e FAPEMIG (Projetos: “EDITAL 003/2019 - PROGRAMA DE APOIO A INSTALAÇÕES MULTIUSUÁRIOS”; PROCESSO N. : CBB - APQ-00838-19; ´´ Edital 002/2022 - PROGRAMA DE APOIO A INSTALAÇÕES MULTIUSUÁRIOS; Processo: APQ-02494-22).

​​​​​​